Ensino Fundamental II

Atendimento

(79) 3302-6199 / 33232-2726 / 9 9867-0892

Proposta Educacional

Os pilares do processo educacional a visão integrada de mundo e a aprendizagem significativa. Trata-se do início do estudo sistemático dos espaços de vida, mediante a realização de uma abordagem pré-disciplinar e integrada ao conhecimento do meio físico, social e cultural, incorporando a aquisição das habilidades necessárias para esse fim. É a etapa de leitura de mundo para produção de conhecimento e sistematização do conhecimento adquirido. Essa leitura propõe-se a transmitir uma visão integrada de toda a realidade, de modo a levar o estudante a entender que tudo foi criado por Deus com uma função específica, em uma reação ordenada de causa e consequência, o que abrange as leis naturais em todas as suas expressões, as quais devem ser descobertas e aplicadas de modo legítimo. Baseado no desenvolvimento das habilidades integrais do estudante, na responsabilidade, na formação de valores e consciência crítica, propõe-se a despertar no estudante o compromisso de um modo de viver cristão, formando um indivíduo capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade. O segmento aborda a utilização das diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para o estudante posicionar-se de maneira crítica nas diferentes situações do cotidiano, levando-o a sentir-se parte integrante e responsável nos cuidados com o meio ambiente e consigo próprio, no que se refere à saúde física, espiritual, mental, estando sempre apto a aprender a aprender.

Objetivos

A meta principal, portanto, será desenvolver no estudante a capacidade de produção do conhecimento, em todas as disciplinas – aprender a aprender, envolvendo conteúdos que se relacionam com a organização individual: saber anotar uma aula expositiva, perceber a necessidade de registro, incorporando hábitos fundamentais como leitura e exercício diário dos temas tratados em sala de aula, desenvolver uma forma própria de priorizar compromissos na agenda, etc. No último ano desta etapa (9º ano), deve-se buscar desenvolver no adolescente uma autonomia com relação aos procedimentos para a produção de conhecimentos escolares (visão integrada dos conhecimentos) e introdução no currículo de noções de física e química. Enfim, preparar o jovem para ser um bom estudante do Ensino Médio. Na parte diversificada do currículo,os alunos terão aula de Redação, Inglês, Informática, e Filosofia.

Educação Tecnológica

O CAB entende que a Educação Tecnológica é imprescindível para a formação completa do discente. Com uso de ferramentas adequadas, ao nível acadêmico de cada aluno, a Educação Tecnológica é trabalhada de diferentes maneiras, mas com um único objetivo: estimular a criação e compreensão de como o mundo funciona, aplicando de forma racional e efetiva aquilo que aprendeu interagindo com a tecnologia no mundo real. Na educação tecnológica, o aluno é preparado não apenas para ser usuário de ferramentas tecnológicas, mas também para ser capaz de criar, resolver problemas e usar os vários tipos de tecnologias de forma racional, eficiente e significativa. Desse modo, para os alunos do 6° ao 8° ano, o colégio dispõe de Robótica Educacional, que auxilia a desenvolver suas habilidades de forma prática, com a criação e aplicação de projetos específicos do programa Zoom Education of Life. A Robótica estimula a criatividade dos alunos devido a sua natureza dinâmica, interativa e até mesmo lúdica, além de servir de motivador para estimular o interesse dos alunos no ensino tradicional. Através dessas aulas é possível: I – Transformar a aprendizagem em algo motivador, tornando bastante acessíveis os princípios de ciência e tecnologia aos alunos; II – Permite testar em um equipamento físico o que os estudantes aprenderam utilizando modelos que simulam o mundo real; III- Ajuda a superação de limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize seus conhecimentos e suas experiências; IV – Desenvolve o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos; V – Favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas como matemática, física, eletrônica, mecânica e arquitetura. A robótica educativa envolve processos de motivação, colaboração, construção e reconstrução, e ainda pode ser abordada como uma forma lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa e a tomada de decisões.

Uniformes

Para que você seja identificado como aluno e para reforçar o espírito de grupo, o Colégio adotou o uniforme. Portanto, para ingressar e permanecer no colégio, sob qualquer pretexto, o aluno deve estar uniformizado. É expressamente proibido o uso de sandálias, tamancos e bonés, pois estes acessórios não fazem parte do uniforme. Camisa oficial do Colégio, com detalhes na cor azul; Calça comprida oficial do Colégio em microfibra (masculina), em helanca (feminina); Casaco de inverno oficial do Colégio; Tênis e cadarços pretos ou brancos (sem detalhes coloridos); Meias brancas (sem detalhes coloridos). Observações: O Uniforme é padronizado, não sendo permitido recortá-lo ou modelá-lo ao gosto pessoal. Nas aulas de Educação Física, o aluno deverá usar o uniforme oficial do Colégio para práticas esportivas. A comercialização dos uniformes será feita pela Livraria Escariz – Av. Hermes Fontes, 636 – Salgado Filho – Telefone: 2104 – 9925/ Carlos Gospel – Rua: Santo Amaro, 40 – Centro -793211-9168/Estudante Aju – Av. João Rodrigues, 125. B. Industrial. Tel.: 3027-2820 ou 99911-9631/Loja Virtual Pluriforme – www.lojapluriforme.com.br.

Equipe

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

IMG_3405-scaled

📚Volta às aulas 2024🎒👩🏽‍🏫

Um dia cheio de sorrisos, abraços e muita animação! Nosso primeiro dia de aula contou com orações, louvores, dinâmicas e pipoca no intervalo. Tudo para

26/04/2024

Festival de GR do CAB

Festival de GR do CAB

Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making

14/02/2024

Semana da criança

Semana das Crianças

Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making

14/02/2024