Ensino Fundamental I

Atendimento

(79) 3302-6199 / 33232-2726 / 9 9867-0892

Proposta Educacional

As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas do conhecimento na proposta curricular favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. As situações didáticas instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a integração dos conhecimentos. As seguintes disciplinas do Núcleo Comum – Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – são ministradas por Professor Polivalente, enquanto que Professores Especialistas ministram Educação Física, Artes e Ensino Religioso. Na parte diversificada, os alunos terão aulas de Informática, e Inglês com Professores Especialistas. Optamos pelo material didático da Rede Cristã de Educação pois o mesmo favorece a interação de três tipos de contexto – cognitivo, sócio-afetivo e moral e o próprio desenvolvimento do aluno, privilegiando, no campo do desenvolvimento cognitivo, o conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e habilidades de linguagem e representação, no campo de desenvolvimento moral, valores e crenças e no campo sócio-afetivo, auto-estima, empatia e relações inter-pessoais. O 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos constitui-se, na prática, um momento de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, correspondendo em termos de planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação ao “antigo” Nível III – Alfabetização – da Educação Infantil. Nesta etapa, a prioridade é a organização do estudante, tendo em vista: Adaptação a um novo formato de organização escolar; Contato formal com as disciplinas tradicionais do currículo escolar; Presença de um professor para cada disciplina (Professor Especialista)

Objetivos

A meta principal, portanto, será desenvolver no estudante a capacidade de produção do conhecimento, em todas as disciplinas – aprender a aprender, envolvendo conteúdos que se relacionam com a organização individual: saber anotar uma aula expositiva, perceber a necessidade de registro, incorporando hábitos fundamentais como leitura e exercício diário dos temas tratados em sala de aula, desenvolver uma forma própria de priorizar compromissos na agenda, etc. No último ano desta etapa (9º ano), deve-se buscar desenvolver no adolescente uma autonomia com relação aos procedimentos para a produção de conhecimentos escolares (visão integrada dos conhecimentos) e introdução no currículo de noções de física e química. Enfim, preparar o jovem para ser um bom estudante do Ensino Médio. Na parte diversificada do currículo,os alunos terão aula de Redação, Inglês, Informática, e Filosofia.

Educação Tecnológica

O CAB entende que a Educação Tecnológica é imprescindível para a formação completa do discente. Com uso de ferramentas adequadas, ao nível acadêmico de cada aluno, a Educação Tecnológica é trabalhada de diferentes maneiras, mas com um único objetivo: estimular a criação e compreensão de como o mundo funciona, aplicando de forma racional e efetiva aquilo que aprendeu interagindo com a tecnologia no mundo real. Para isso, o colégio oferece aulas de Informática, para todos os alunos do Ensino Fundamental I, nas quais eles aprendem a usar ferramentas básicas do computador e desenvolvem habilidades na digitação. Através do sistema Zoom Education of Life, os alunos dispõem de uma plataforma online, na qual é possível realizar tarefas educativas, em um ambiente seguro e fechado. Para incentivar a curiosidade, criatividade e trabalho em equipe, os alunos do 2° e 3° ano têm aulas de Lego. As aulas acontecem em um laboratório com materiais e tarefas pertinentes ao nível educacional dos alunos, transformando a aprendizagem em algo motivador, desenvolvendo o raciocínio lógico, integração e habilidades comunicativas. Já os alunos do 4° e 5° ano, iniciam no módulo Robótica Educacional, no qual aprendem, através de atividades lúdicas, a construir máquinas que possuem o objetivo de estimular a criatividade dos alunos de forma dinâmica e atraente. A maneira lúdica de trabalhar elementos tecnológicos, desenvolve nas crianças um maior interesse, capacitando-as para criar, resolução de problemas, trabalho em conjunto. Transformando a aprendizagem em algo motivador, tornando bastante acessíveis os princípios de ciência e tecnologia aos alunos, contribuindo ainda para que eles desenvolvam sua capacidade de argumentar e contra-argumentar.

Uniformes

Para que você seja identificado como aluno e para reforçar o espírito de grupo, o Colégio adotou o uniforme. Portanto, para ingressar e permanecer no colégio, sob qualquer pretexto, o aluno deve estar uniformizado. É expressamente proibido o uso de sandálias, tamancos e bonés, pois estes acessórios não fazem parte do uniforme. Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) Camisa oficial do Colégio, com detalhes laranja; Bermuda, short saia ou calça comprida oficial do Colégio em microfibra (masculina), em helanca (feminina); Tênis e cadarços pretos ou brancos (sem detalhes coloridos); Meias brancas (sem detalhes coloridos).

Equipe

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

IMG_3405-scaled

📚Volta às aulas 2024🎒👩🏽‍🏫

Um dia cheio de sorrisos, abraços e muita animação! Nosso primeiro dia de aula contou com orações, louvores, dinâmicas e pipoca no intervalo. Tudo para

26/04/2024

Festival de GR do CAB

Festival de GR do CAB

Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making

14/02/2024

Semana da criança

Semana das Crianças

Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making

14/02/2024