Esportes

“Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras” 2Timóteo 2:5

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, capacitando o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. Dessa forma, o aluno desenvolve as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O Colégio Americano Batista reconhece o esporte como instrumento pedagógico que precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e da orientação para a prática social.

Para tanto, colocamos à disposição dos nossos alunos diversas modalidades esportivas como: Karatê, Judô, Futsal, Ginástica Rítmica, Xadrez, Vôlei, Natação e Handebol.

Karatê

Na infância a criança se expressa através do movimento. O desenvolvimento do esquema corporal é um dos fatores mais importantes nessa fase, pois é o meio pelo qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se através dele.A prática do Karate-do tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança, ajudando a desenvolver: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade.Por causa dessa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, o Karate tem grande importância desde a educação infantil, pois ajuda a criança a se desenvolver melhor e de forma global

Judô

O judô contribui de forma significativa para a formação da criança. Pois, ajuda no entendimento de suas atitudes e no despertar para o estabelecimento voluntário de regras e limites do aluno, proporcionando assim, um equilíbrio fundamental.

Futsal

O futsal e o futebol são as modalidades esportivas mais populares do Brasil e, por isso, não podemos deixar de destacar sua relevância para a cultura corporal de movimento da escola e sua conseqüente influência na aprendizagem sociocultural e motora dos alunos.

Ginástica Rítmica

O movimento é de extrema importância para do desenvolvimento da criança, pois é a partir dele que ela se torna capaz de criar sua imagem corporal, um passo necessário para seu campo motor, uma vez que a mente e o corpo estão ligados um com o outro, e conhecendo sua estrutura corporal a criança terá um desenvolvimento psicomotor facilitado. O desenvolvimento psicomotor é o ponto de referência para se avaliar e diagnosticar qualquer atraso na motricidade infantil e desenvolver as faculdades expressivas dos indivíduos.

Educação Física

Além de ajudar no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre na escola.

Natação

Muito recomendado pelos profissionais da saúde, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades. Nas crianças, o esporte traz diversos benefícios como: melhora o desenvolvimento neuromotor; fortalece a musculatura; desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança; melhora a capacidade cardiorrespiratória; desenvolve noções espaciais, temporais e de ritmo, entre outros.

vôlei

A atividade envolve força e potência, trabalhando membros superiores e inferiores, além do abdômem e tronco. Promove atividade aeróbica, aumentando a resistência física do aluno. A modalidade desenvolve o trabalho em equipe, comunicação e disciplina.

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

IMG_3405-scaled

📚Volta às aulas 2024🎒👩🏽‍🏫