Ensino Fundamental I

Atendimento

(79) 3302-6199 / 33232-2726 / 9 9867-0892

Proposta Educacional

As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas do conhecimento na proposta curricular favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. As situações didáticas instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a integração dos conhecimentos. As seguintes disciplinas do Núcleo Comum – Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – são ministradas por Professor Polivalente, enquanto que Professores Especialistas ministram Educação Física, Artes e Ensino Religioso. Na parte diversificada, os alunos terão aulas de Informática, e Inglês com Professores Especialistas. Optamos pelo material didático da Rede Cristã de Educação pois o mesmo favorece a interação de três tipos de contexto – cognitivo, sócio-afetivo e moral e o próprio desenvolvimento do aluno, privilegiando, no campo do desenvolvimento cognitivo, o conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e habilidades de linguagem e representação, no campo de desenvolvimento moral, valores e crenças e no campo sócio-afetivo, auto-estima, empatia e relações inter-pessoais. O 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos constitui-se, na prática, um momento de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, correspondendo em termos de planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação ao “antigo” Nível III – Alfabetização – da Educação Infantil. Nesta etapa, a prioridade é a organização do estudante, tendo em vista: Adaptação a um novo formato de organização escolar; Contato formal com as disciplinas tradicionais do currículo escolar; Presença de um professor para cada disciplina (Professor Especialista)

Objetivos

A meta principal, portanto, será desenvolver no estudante a capacidade de produção do conhecimento, em todas as disciplinas – aprender a aprender, envolvendo conteúdos que se relacionam com a organização individual: saber anotar uma aula expositiva, perceber a necessidade de registro, incorporando hábitos fundamentais como leitura e exercício diário dos temas tratados em sala de aula, desenvolver uma forma própria de priorizar compromissos na agenda, etc. No último ano desta etapa (9º ano), deve-se buscar desenvolver no adolescente uma autonomia com relação aos procedimentos para a produção de conhecimentos escolares (visão integrada dos conhecimentos) e introdução no currículo de noções de física e química. Enfim, preparar o jovem para ser um bom estudante do Ensino Médio. Na parte diversificada do currículo,os alunos terão aula de Redação, Inglês, Informática, e Filosofia.

Educação Tecnológica

O CAB entende que a Educação Tecnológica é imprescindível para a formação completa do discente. Com uso de ferramentas adequadas, ao nível acadêmico de cada aluno, a Educação Tecnológica é trabalhada de diferentes maneiras, mas com um único objetivo: estimular a criação e compreensão de como o mundo funciona, aplicando de forma racional e efetiva aquilo que aprendeu interagindo com a tecnologia no mundo real. Para isso, o colégio oferece aulas de Informática, para todos os alunos do Ensino Fundamental I, nas quais eles aprendem a usar ferramentas básicas do computador e desenvolvem habilidades na digitação. Através do sistema Zoom Education of Life, os alunos dispõem de uma plataforma online, na qual é possível realizar tarefas educativas, em um ambiente seguro e fechado. Para incentivar a curiosidade, criatividade e trabalho em equipe, os alunos do 2° e 3° ano têm aulas de Lego. As aulas acontecem em um laboratório com materiais e tarefas pertinentes ao nível educacional dos alunos, transformando a aprendizagem em algo motivador, desenvolvendo o raciocínio lógico, integração e habilidades comunicativas. Já os alunos do 4° e 5° ano, iniciam no módulo Robótica Educacional, no qual aprendem, através de atividades lúdicas, a construir máquinas que possuem o objetivo de estimular a criatividade dos alunos de forma dinâmica e atraente. A maneira lúdica de trabalhar elementos tecnológicos, desenvolve nas crianças um maior interesse, capacitando-as para criar, resolução de problemas, trabalho em conjunto. Transformando a aprendizagem em algo motivador, tornando bastante acessíveis os princípios de ciência e tecnologia aos alunos, contribuindo ainda para que eles desenvolvam sua capacidade de argumentar e contra-argumentar.

Uniformes

Para que você seja identificado como aluno e para reforçar o espírito de grupo, o Colégio adotou o uniforme. Portanto, para ingressar e permanecer no colégio, sob qualquer pretexto, o aluno deve estar uniformizado. É expressamente proibido o uso de sandálias, tamancos e bonés, pois estes acessórios não fazem parte do uniforme. Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) Camisa oficial do Colégio, com detalhes laranja; Bermuda, short saia ou calça comprida oficial do Colégio em microfibra (masculina), em helanca (feminina); Tênis e cadarços pretos ou brancos (sem detalhes coloridos); Meias brancas (sem detalhes coloridos).

Equipe

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

Festival de GR do CAB

Festival de GR do CAB

Contrary to popular belief Lorem Ipsum is not simply random text It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC making

14/02/2024

Semana da criança

Semana das Crianças

Contrary to popular belief Lorem Ipsum is not simply random text It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC making

14/02/2024

volta as aulas

Voltas às Aulas

Contrary to popular belief Lorem Ipsum is not simply random text It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC making

14/02/2024