17/04/15

Projeto Parceiros da Escola

Para que o aluno se desenvolva de maneira global, é importante que escola e pais trabalhem em harmonia. Quando os pais participam da vida escolar dos filhos, estes aprendem melhor. Entendendo a importância familiar na construção do sucesso escolar, o CAB investe em ações que incentivem os pais a se aproximarem mais da escola.

O Projeto Parceiros da Escola, é um exemplo disso, ele tem o objetivo de apoiar e fortalecer as famílias: pais, filhos, avós, tutores e professores, oferecendo aos participantes apoio espiritual, psicológico e social. Entre as ações estão: palestras, momentos devocionais e estudos voltados para questões familiares que contribuem para a harmonia no lar, além do incentivo à parceria dos pais no acompanhamento educacional de seus filhos junto à escola. O Projeto Parceiros da Escola é realizado através de grupos, e encontros são definidos em dias e horários preestabelecidos pela instituição.

Através das ações é possível:

  1. Integrar escola e família;
  2. Estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno;

III. Envolver os pais em atividades de aprendizagem em casa;

  1. Dotar a família de conhecimentos teórico-práticos capazes de subsidiar o acompanhamento escolar do aluno;
  2. Levar a família a compreender melhor o desenvolvimento da criança e do adolescente;
  3. Desenvolver afetividade;

VII. Conscientizar os pais de seu papel de educadores;

VIII. Aproximar a família da escola.

Esse ano, trabalharemos em conjunto com a Escola da Inteligência, que é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Juntos, estudaremos o livro “Vida em Família: aprendendo com as emoções”.

Venha você também participar de nossos encontros:

1º Encontro: 21 de Março

Eu sou Família

No primeiro encontro abordaremos a importância da vida em família, e veremos as fases do ciclo da vida familiar de maneira sistemática. Os participantes terão a oportunidade de refletirem sobre as crises e os desafios que as famílias enfrentam em sua trajetória, os quais contribuem para o crescimento e fortalecimento da família. A educação socioemocional é uma ferramenta útil nas diferentes fases da família.

2º Encontro: 15 de Maio

Tristeza e Alegria

Esse módulo mostra como os pais devem encarar os sentimentos de tristeza dos filhos. Situações do cotidiano podem afetar as crianças de maneira significativa e a abordagem dos pais, nesse momento, faz toda diferença para que a criança e o adolescente saibam lidar com seus sentimentos. Você também vai aprender como desfrutar de momentos de alegria com seus filhos, observando os detalhes da vida com simplicidade e gratidão.

3º Encontro: 21 de Agosto

Medo e Surpresa

Mais duas emoções que permeiam o ambiente familiar serão tratadas em nosso encontro. Dessa vez, iremos refletir sobre o medo e a surpresa. Vamos aprender a distinguir entre medos saudáveis e os não saudáveis nas diversas fase da vida, apresentando ferramentas que nos auxiliam a lidar com eles. Também abordaremos as surpresas que a vida nos apresenta e como compartilhar essas emoções em família. E ainda, cinco dicas para surpreender com criatividade os membros da família.

4º Encontro: 19 de outubro

Raiva e Amor

Iremos aprender que o temperamento explosivo é uma maneira de não saber lidar com o sentimento de raiva. Vamos observar que você pode ou não alimentar o sentimento de raiva, que leva à explosão. Devemos estar atentos ao nosso próprio comportamento, já que os filhos tendem a imitar os pais, inclusive no temperamento explosivo ou irado. Também vamos explorar os diferentes tipos de amor: eros, philia e ágape, e aprender a demonstrar esse sentimento de maneira objetiva. Além de explorar as diferentes linguagens do amor.

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...