11/07/17

Empreendedorismo

“Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? ”  Provérbios 23:4

O CAB entende que para que seus alunos aprendam a tomar atitudes inovadoras, assumir posições de liderança frente às próprias decisões e passem a acreditar mais em seu potencial é necessário inserir uma cultura empreendedora. Por meio de procedimentos didático-pedagógicos que fomentem a formação da consciência proativa, procura despertar no educando a iniciativa pela busca de possibilidades e expectativas para que, no futuro, ele possa concretizar sua inserção no mundo do trabalho com maiores possibilidades de sucesso.

O empreendedor é aquele que sabe identificar as oportunidades, agarrá-las e transformá-las em um negócio lucrativo. Seus maiores instrumentos são a inovação e a força de vontade, ambas utilizadas para filtrar as boas ideias e programá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Isso não quer dizer que o empreendedorismo seja um talento natural; ao contrário, ele é um comportamento que pode ser construído e aprimorado com o tempo. E é isso que o Projeto de Empreendedorismo visa realizar com os alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Médio da instituição.

O projeto propõe palestras, mesas-redondas, simulações, composição de relatórios, desafios online e gincana empreendedora, que tendem a desenvolver a criatividade, resolução de problemas, iniciativa, liderança, trabalho em equipe e cooperação como ferramentas indispensáveis para o amadurecimento acadêmico e pessoal do discente.

Todo o empenho, tem por objetivo disponibilizar uma Educação de qualidade, que contemple com ênfase a formação do estudante para o quadro das transformações socioeconômicas em curso. Desse modo, o Colégio Americano Batista propõe com a execução deste projeto não somente apresentar os perfis profissionais disponibilizados no mercado de trabalho, mas, despertar no educando a importância de sua ação empreendedora como profissional no futuro.

O Projeto Empreendedorismo baseia-se nos quatro pilares da educação:

I – Aprender a conhecer:

→ ampliar o leque de conhecimento dos alunos a respeito das   opções de cursos e profissões disponíveis no mercado;

→ conhecer e experimentar a rotina da vida profissional dos diferentes perfis profissionais;

 

II – Aprender a ser:

→ oportunizar aos educandos uma escolha assertiva sobre sua formação profissional;

→ propiciar a compreensão de que a escolha que farão será decisiva para seu sucesso pessoal e profissional;

 

III – Aprender a fazer:

→ aplicar ações que levem os estudantes a compreender o perfil profissional empreendedor;

→ praticar as ações e funções inerentes aos perfis profissionais pesquisados;

 

IV – Aprender a conviver:

→ desenvolver habilidades e competências para o sucesso das atividades executadas em equipe;

→ enfatizar a importância do respeito à opinião e a escolha das profissões pelos colegas.

 

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