As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas do conhecimento na proposta curricular favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. As situações didáticas instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a integração dos conhecimentos.
As seguintes disciplinas do Núcleo Comum – Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – são ministradas por Professor Polivalente, enquanto que Professores Especialistas ministram Educação Física, Artes e Ensino Religioso.
Na parte diversificada, os alunos terão aulas de Informática, e Inglês com Professores Especialistas.
Optamos pelo material didático da Rede Cristã de Educação pois o mesmo favorece a interação de três tipos de contexto – cognitivo, sócio-afetivo e moral e o próprio desenvolvimento do aluno, privilegiando, no campo do desenvolvimento cognitivo, o conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e habilidades de linguagem e representação, no campo de desenvolvimento moral, valores e crenças e no campo sócio-afetivo, auto-estima, empatia e relações inter-pessoais.
O 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos constitui-se, na prática, um momento de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, correspondendo em termos de planejamento, metodologia, conteúdos e avaliação ao “antigo” Nível III – Alfabetização – da Educação Infantil.
Nesta etapa, a prioridade é a organização do estudante, tendo em vista:
- Adaptação a um novo formato de organização escolar;
- Contato formal com as disciplinas tradicionais do currículo escolar;
- Presença de um professor para cada disciplina (Professor Especialista)