25/03/17 ,

Alunos participam de Painel de Debates no CAB

 

Na última quarta, 22, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, participaram da primeira Mesa-redonda de 2017. Anualmente, o CAB realiza debates diversos com o objetivo de embasar o senso crítico de seus alunos, preparando-os para avaliar e discorrer sobre os temas trabalhados em sala de aula, e vividos em sociedade.

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A ação está vinculada ao Projeto Oficina de Redação disponibilizado pelo Colégio. No ano passado, um dos temas trabalhados nas mesas-redondas foi tema da redação do Enem 2016, “Diversidade Religiosa: Tolerância e contribuições para a sociedade”.

Para iniciar o ciclo de debates desse ano, o tema escolhido foi “A crise carcerária no sistema prisional brasileiro”, no qual os advogados, Dr. Vinicius Emmanuel e Dr. José Robson Barros, que é vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos – OAB-SE, foram os especialistas convidados pela instituição.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Fabiana Oliveira, o objetivo dessa temática é tirar os alunos do senso comum, oferecendo conhecimento especializado e aprofundado dos temas trabalhados. “A presença de especialistas do assunto traz aos nossos alunos uma base para fundamentar seus argumentos, potencializando o olhar crítico, dando suporte para uma futura produção textual. E se o tema for contemplado no exame como foi no ano passado, nossos alunos estarão muito mais preparados”, destaca a coordenadora.

APROVEITAMENTO

Para Pâmella Souza, aluna do 3º ano do Ensino Médio que deseja cursar Ciências da Computação, o tema foi amplamente trabalhado pelos advogados. “Eles trouxeram muitos dados estatísticos, referências e apresentaram a triste realidade, que acompanhando os jornais eu não conseguia imaginar. A mesa-redonda é uma excelente forma de adquirirmos conhecimentos, e foi um choque de realidade tudo que foi apresentado no debate. Superou minhas expectativas, e eu me sinto muito mais preparada para falar ou escrever sobre a crise carcerária”, avalia Pâmella.

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A professora de Redação, Fabiana Moura, fez a mediação do debate, que teve a participação dos alunos, professores e direção. Segundo a professora, o tema é relevante porque trata de um assunto falado na mídia, nos grupos sociais e precisa ser debatido com profundidade e por pessoas que entendam o assunto. “Queríamos que eles entendessem a crise carcerária, mas sob o olhar daqueles que trabalham com o sistema prisional. Entendemos que esse é um tema muito importante para os nossos alunos, não só por ser um possível tema para redação do Enem, mas por eles serem os futuros profissionais que estarão atuando na sociedade. Então, é preciso que eles entendam e busquem fazer a diferença na sociedade, como cidadãos conscientes”, ressalta.

De acordo com a professora de Redação, a Holanda também passou por uma crise carcerária semelhante, mas ao invés de investir em presídios mais estruturados e seguros, o País investiu nas necessidades básicas da população. “Queríamos mostrar para nossos alunos que é possível acabar com a crise do sistema carcerário. Mostramos exemplos efetivos de investimentos em educação, saúde e moradia, reduzindo a população carcerária daquele País. Na verdade, a redução foi tanta, que ao invés de abrir novos presídios, foram fechados por falta de transgressores”, conclui.

 

 

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