09/05/17

Você sabe o que é a Festa da Colheita?

 

A Festa da Colheita é uma festa que fala da prosperidade daquilo que foi semeado. De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.

Em hebraico, a Festa da Colheita tem o nome de Shavuot, que significa sete semanas – período em que Cristo ficou com seus discípulos (Atos 1:3). Assim como a Páscoa, a Festa da Colheita tem um grande significado para nós cristãos, pois representa a bondade de nosso Deus, ao prover o alimento para nós.

DSC01919

Para ensinar aos nossos alunos mais sobre essa grande celebração, o CAB realizará diversos eventos, que terá uma bela apresentação (culminância do projeto) no dia 14 de junho. Até lá, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, estarão apreendendo sobre alguns tópicos que simbolizam essa festa.

Gratidão, o significado da semeadura e da colheita, a importância de estar em família, dos dons que Deus concede ao seu povo e sobre as promessas que Ele nos fez, são alguns destes tópicos trabalhados ao longo deste mês.
De acordo com o Capelão do CAB, pastor Christian Almeida, é importante ensinar aos pequeninos as maravilhas que Deus realiza entre seu povo. “Estamos ensinando aos nossos alunos a serem gratos, valorizar a vida e a família, preservar a natureza, fazendo uma boa mordomia de tudo que Deus nos concede, além de ensiná-los a valorizar o pão de cada dia e ser agradecidos pelas bênçãos recebidas”, explica.
REPRESENTAÇÕES
Ele diz ainda, que a Festa da Colheita era realizada em sete dias, nos quais, o povo deveria alegrar-se perante Deus. A festa tinha um grande significado, com três representações:

1ª Ações de Graças pela colheita: neste caso dos últimos frutos do outono, trazendo a compreensão de que devemos dedicar a Deus as primícias, e também todas as coisas de nossas vidas, dando valor a tudo até o final;

2ª Memorial: eDSC01902ra realizado logo após o povo de Deus colher o trigo e recolher os frutos próprios da estação, e em memória à provisão divina, que nunca faltou, mesmo nos momentos mais difíceis que o povo viveu no deserto (Lv 23:43);

3ª Alegria: era a festividade mais alegre de Israel, quando o povo se divertia mais, pois os corações estavam repletos de contentamento pelos cuidados de Deus, celebrando assim, a vitória de terem conquistado a chegada na terra prometida.
O resgate desses princípios bíblicos são importantes para ensinar aos alunos o valor de cada vida, e como o coração alegre e grato satisfaz ao Senhor Deus. Acompanhe as fotos da abertura do Projeto Festa da Colheita, realizada na última quinta, dia 04.

 

 

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

04/12/17
Tecnologia é tema do 4º Encontro da Família
  O Projeto Parceiros da Escola, em parceria com o Programa Escola da Inteligência, tem realizado encontros...
Leia mais