08/05/17

O papel dos pais cristãos na educação

O papel dos pais cristãos na educação de seus filhos [*]

“E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Dt 6:7

A palavra de Deus é clara quanto a responsabilidade dos pais na educação dos seus filhos. A educação passa por diversas áreas, ela está presente na vida do ser humano desde seu nascimento até o momento em que finda sua vida. Os pais são os primeiros educadores, e desde o início, são os responsáveis pelo sustento material, cultural, afetivo e espiritual dos pequenos.
O conceito de educação é extenso, abrangendo muitas áreas. E para que o entendimento fique mais claro e objetivo, vamos nos deter ao chamado ensino escolar que compreende três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
A educação formal, que geralmente é delegada à escola, envolve uma parte da educação de toda criança. Essa educação é realizada em parceria com a família, que escolhe uma instituição de acordo com suas crenças, valores, e condições financeiras.
Para nós, cristãos, a busca por uma instituição escolar que atenda aos princípios bíblicos, deveria ser um indicador do local mais adequado para que nossos filhos recebessem a educação formal. Mesmo contando com esse critério, os pais não estão isentos (biblicamente falando) de acompanhar e ajustar à luz da palavra todo o conteúdo recebido na escola.
Se em um ambiente escolar confessional, a responsabilidade dos pais é necessária, o que dizer de instituições que pregam a insubordinação às autoridades, conquistas pessoais como único objetivo a ser alcançado, competição exagerada (que muitas vezes acaba deprimindo o adolescente), ideologia de gênero, liberdade sexual, felicidade a qualquer custo e tantas outras questões que formam o caráter dos nossos filhos?

O acompanhamento dos pais cristãos na educação de seus filhos nunca foi tão imperativo. Não há como fugir dessa responsabilidade, nós seremos cobrados diante de Deus por nossas falhas. Colheremos o fruto de uma criação instável e negligente, entregue apenas às instituições de ensino.
Deus chamou vocês, pais, para ensinar aos seus filhos no caminho que se deve andar. Há uma promessa no final desse versículo, e ela nos diz que se seguirmos essa orientação, nossos filhos ainda velhos, não se desviarão do caminho aprendido na infância. Instruir os filhos do Senhor (Salmos 127:3) é um sinal de confiança. É um privilégio, não um fardo.
Deus confiou essas vidas a vocês, pais. E o processo de moldar o caráter, inserir valores, ajudar a desenvolver habilidades e pensar biblicamente sobre as questões do cotidiano são tarefas dos pais. A escola, através de seus professores, vai transferir o conhecimento científico, aplicar exercícios continuamente, motivar, criar ferramentas para facilitar a aprendizagem, promover socialização, entre outros.
Contudo, a responsabilidade de conduzir o pensamento cativo à Palavra de Cristo é unicamente dos pais. É a tarefa mais importante e ao mesmo tempo, mais árdua que nós como pais temos. Porém, o próprio Senhor nos capacita para esse chamado “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo” (Isaías 41:13).
Devemos sempre ter em mente, que diferente do que o mundo ensina, ter sucesso profissional não é o fim principal que Deus espera para seus filhos. O que Ele deseja, e revela em Sua palavra, é que nossos filhos amem ao Senhor, nosso Deus, acima de todas as coisas, e andem nos caminhos Dele, vivendo nesse mundo caído, glorificando-O em todas as áreas da vida, inclusive na profissional. E a consequência natural será bênçãos sem medida da parte do Senhor, refletida em uma vida frutífera recompensada por Ele mesmo. “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ” (Marcos 8:36).

[*] Yone Dantas é casada,  mãe de três,  jornalista e  membro da Igreja Presbiteriana de Aracaju.

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

01/11/17
Quadra do CAB é palco de celebrações pelos 500 anos da Reforma
Na noite da última terça, dia 31, o Colégio Americano Batista, juntamente com toda comunidade cristã, celebrou um...
Leia mais
26/09/17
Comunicação multifocal é tema do 3º Encontro da Família
O Programa Parceiros da Escola, que é um dos projetos da Capelania do CAB, reuniu pais de alunos da Educação Infantil...
Leia mais