13/10/16

Como se preparar para o ENEM faltando poucos dias

Mais de 9,2 milhões de pessoas se inscreveram no ENEM esse ano, todo mundo em busca de uma vaga nas Universidades. Faltando menos de duas semanas para essa maratona de provas que pode decidir o seu futuro pelos próximos 4 a 6 anos, a tensão, o nervosismo e até dificuldade para dormir começa a aparecer.

É muita pressão, você é bombardeado por todos os lados. Seja pela sua família, mídia, amigos e até por você mesmo. Mas, depois de você dedicar tanto tempo de estudo não vale a pena passar por um desgaste emocional tão grande que pode colocar tudo perder na hora da prova, não é mesmo? Vamos te mostrar algumas dicas de como manter o equilíbrio emocional na hora de fazer o ENEM.

1 –  Controle a sua respiração

O corpo é capaz de promover calma e diminuir a ansiedade de forma natural antes das provas do Enem ou do vestibular. Você quer saber como? É mais simples do que você imagina! Basta respirar de maneira apropriada. Sim, respiramos o tempo todo, mas a forma como respiramos é que vai promover a calma ou a ansiedade. A respiração para aliviar essa tensão, é simples. Basta colocar uma das suas mãos no abdome e a outra no tórax. Depois, inspire. O ideal é que o ar chegue primeiramente ao abdome e depois no tórax. É como se você puxasse o ar ‘da barriga para o peito’. Ao fazer assim o seu diafragma vai trabalhar levando mais oxigênio para o cérebro. Faça pelo menos três respirações assim, lentamente, com os olhos fechados. Você vai sentir o seu corpo relaxar.

2- Mantenha contato com os seus migos

Se isolar, nunca é a solução.  Vão ao Parque, façam uma caminhada, marquem de ir para o cinema. Essas atividades te ajudarão a diminuir o estresse, liberarão hormônios que proporcionam calma e relaxamento.  Agora, faça isso com sabedoria, sabendo sempre equilibrar os estudos com o lazer.

3-  Alimente-se direito

Nesse período é muito importante cuidar da alimentação. Não consuma alimentos de difícil digestão, principalmente na véspera da prova. Também evite bebidas energéticas, como refrigerantes, café, chocolate, pois elas influenciam no sistema nervoso e podem aumentar a ansiedade.

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