Um dia de cada vez, um passo de cada vez*

 

Minha filha, do alto dos seus dois anos, tenta colocar o sapato sozinha. Ela consegue na maioria das vezes, mas não sem algum esforço.

Às vezes algo dá errado. Os lados estão trocados, a meia é grossa, a sola está desalinhada… E então ela se irrita e desespera. Ela gostaria de colocar perfeitamente o sapato. Ela gostaria de estar pronta.

Meu filho tem 4 anos. Ele também vive o dilema de encarar suas limitações. Às vezes é algo que não alcança, um movimento errado ao beber água que faz derramar, a falta de destreza ao escrever uma letra ou desenhar. E então vem a angústia.

Eu queria ser diferente dos meus filhos, mas apenas estou em outra fase, com outras expressões do mesmo dilema. E você também.

Nós gostaríamos de “estar prontos”. Sem marcas de imperfeições e limitações. Sem manchas no currículo. Sem ter que esperar para crescer. Gostaríamos de já ter vencido tudo o que nos atrapalha.

Nós expressamos a nossa angústia de muitas formas. A percepção de nossa miséria nos deixa irritados, irados, tristes, deprimidos, agitados, angustiados. Alguns fogem; outros lutam. Alguns se tornam cínicos, outros andam com feridas abertas.

Eu olho para os meus filhos com amor. Sei que daqui a pouco Lúcia calçará o sapato sem dificuldade e Matias escreverá perfeitamente. Mas a destreza virá após algum tempo de erros e acertos. Eles precisam caminhar um dia de cada vez, dando um passo de cada vez.

Deus olha para os Seus filhos com amor. Ele está nos aperfeiçoando e ensinando a viver. Mas as lições são dadas gradualmente. A cada dia há uma dose de desafio e uma dose de graça. Por isso, somos convidados a viver “de momento em momento”; um dia de cada vez, um passo de cada vez, e veremos o quão longe chegamos.

*Allen Porto

Ele é pastor presbiteriano, serve como auxiliar na Igreja Presbiteriana do Renascença, em São Luís, Maranhão. Também está plantando a Igreja Presbiteriana do Araçagy, na mesma cidade. É graduado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA), em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Reformada (INSTER), é especialista em História da igreja pela Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef) e mestrando em teologia sagrada com concentração em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

23/06/20
Um dia de cada vez, um passo de cada vez*
  Minha filha, do alto dos seus dois anos, tenta colocar o sapato sozinha. Ela consegue na maioria das vezes, mas...
Leia mais
27/03/20
Comunicado Importante
Queridas famílias,Queridas famílias, Vivemos dias de insegurança quanto aos efeitos do “coronavírus” (COVID-19)...
Leia mais