I Encontro da Família

Palestra abordou temas importantes para as famílias como cyberbullying, exposição nas mídias sociais e tempo de uso de equipamentos eletrônicos  

 

Na última sexta, 15, o Colégio Americano Batista realizou o I Encontro da Família, que abordou o tema: Educação Digital: Vamos nos Conectar nesse tema?                                                                                               O evento, que aconteceu no Quality Hotel, trouxe a advogada Ivanice Cardoso, paulistana e especialista em Direito de Imagem, Consultora de Escolas e Famílias em temas como Uso ético e Seguro das Mídias Sociais, Bullying/Cyberbullying, Comportamento Digital e Gestão de segurança e prevenção para escolas.

Com o auditório repleto, a palestrante destacou a importância dos pais acompanharem de perto a vida digital dos filhos, dialogando e impondo limites quanto ao tempo de uso das telas. Para ela, a presença dos pais é fundamental para que os filhos tenham segurança no ambiente virtual.                 

“Digitalmente, eles participam de grupos que jamais permitiríamos que eles andassem fora do ambiente digital. E nesses grupos, não tem um adulto para aconselhar esses jovens, para direcionar, mas, às vezes para incitar à violência e o ódio. É um ambiente perigoso, que necessita de um repertório com pilares bastante sólidos, que só é adquirido no ambiente familiar. Por isso os pais precisam ser presentes e  acompanhar a vida deles nesse ambiente”, destacou Ivanice.

TECNOLOGIA                                                                                                                                                     

A palestrante ainda falou sobre a necessidade de aprovação social que os adolescentes possuem, e por isso as redes sociais têm conquistado tantos adeptos. “Eles entendem cada curtida como um sinal de aprovação, mas a aprovação dos pais é o que eles realmente almejam e buscam. Precisamos estar atentos aos nossos filhos. Conversando, tentando entender o que se passa com eles”, insiste a especialista em comportamento digital.

Edeilton Santana e Suzete, que são pais dos alunos Ana Beatriz e Benjamin, disseram que a palestra foi muito importante para auxiliar na condução dos filhos no ambiente virtual. “Achamos o tema pertinente, porque a gente vê constantemente o uso das redes sociais interferindo em nossas casas. Além de aprender a usar de forma benéfica esses recursos, extraindo o que é bom. Amamos a iniciativa do colégio, a gente vê que foi a mão de Deus ao nos proporcionar esse momento de crescimento, para instruir melhor os nossos filhos”.

Para Rose Marinho, diretora do CAB, o tema é atual e imprescindível para o bom desenvolvimento das famílias. “Nós acompanhamos as notícias e vemos como o excesso de exposição às telas pode ser prejudicial às nossas crianças e aos jovens. Pensamos em oferecer um momento de orientações práticas às famílias, por isso trouxemos alguém que lida diariamente com casos de uso inapropriado das redes sociais. Nosso desejo é que os pais possam ser multiplicadores de tudo que aprenderam nesse encontro, e que esses cuidados sejam adotados em cada lar que esteve aqui representado”, observa Rose

O próximo Encontro da Família será no dia 22 de maio, às 19h, na quadra do CAB. Você não pode perder!

 

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...