Comunicação multifocal é tema do 3º Encontro da Família

O Programa Parceiros da Escola, que é um dos projetos da Capelania do CAB, reuniu pais de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, para falar sobre comunicação familiar, no último dia 22. O encontro, que acontece bimestralmente, tem o objetivo de trazer os pais para o ambiente escolar, apresentando questões dos relacionamentos interpessoais.

Neste encontro, a comunicação multifocal foi trabalhada pelo palestrante da Escola da Inteligência Fellipe Cuin, que ensinou sobre os diferentes tipos de comunicação e símbolos utilizados pelo ser humano para se comunicar.

Para o palestrante, os filhos usam símbolos para expressar o que estão sentindo. E cabe aos pais conhecer os filhos e interpretar os sinais enviados por cada um deles. “A comunicação possui vários símbolos. Até mesmo o silêncio é um símbolo utilizado pelos jovens. Os pais devem insistir na comunicação para tentar saber o que está acontecendo, utilizando a comunicação multifocal”, expõe Fellipe.

COMUNICAÇÃO

Ele explica que existem três tipos de comunicação: visual, auditiva e cinestésica. “A pessoa que utiliza a comunicação visual é aquela que precisa ver para entender, muitas vezes falamos, falamos e os filhos não ouvem, e isso é porque o tipo de comunicação dele não é a auditiva e sim a visual. Ele precisa ver a orientação dada para atender. Já o cinestésico precisa de uma comunicação que inclui a fala e o toque”, explica.

Ainda nessa palestra, os alunos do 8º ano apresentaram um pouco do que eles têm aprendido com a Escola da Inteligência. Os alunos fizeram uma peça sobre as emoções, um dos temas trabalhado na segunda unidade. E viram a importância do controle emocional como ferramenta para um melhor desempenho das funções no dia a dia.

Além dessas atividades, os pais foram incentivados a prepararem um momento individual, com cada filho, no qual eles estariam expressando todo o amor e a importância deles para os pais. O momento seria marcado colocando uma fita no pulso do filho, enviando-o para escola com ela. 

Confira, na galeria, o registro dos alunos que os pais realizaram a atividade.

O próximo encontro já tem data, é no dia 29 de novembro e será nosso último encontro de 2017. Você é o nosso convidado, contamos com sua participação!

 

 

 

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

04/12/17
Tecnologia é tema do 4º Encontro da Família
  O Projeto Parceiros da Escola, em parceria com o Programa Escola da Inteligência, tem realizado encontros...
Leia mais