23/05/17

Autonomia Educacional é tema do II Encontro da Família

 

No 2º Encontro da Família – Parceiros da Escola, o tema trabalhado foi “Construindo Autonomia em Família”, os participantes puderam aprender a importância de transmitir autonomia aos seus filhos, para formar cidadãos mais críticos, menos influenciáveis e mais responsáveis. O ciclo de palestras acontece trimestralmente, e é aberto ao público.

DSC02535

 

Nesse evento, Felipe Cuin, da Escola da Inteligência, apresentou um vídeo com um experimento social, que mostrava pessoas seguindo o padrão do grupo mesmo sem saber o porquê (veja aqui o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=o8BkzvP19v4).

O palestrante iniciou a abordagem aos pais explicando sobre a importância de ensinar os filhos a questionar quando estiverem diante das grandes e pequenas situações do dia a dia. “Isso evita que nossos filhos sigam o comportamento do grupo social sem nenhum questionamento. A autonomia faz com que a criança seja mais reflexiva, que pense antes de tomar uma decisão”, explica Felipe.

DSC02523

Para o capelão do CAB, Pr. Christian Almeida, a confiança entre pais e filhos favorece o desenvolvimento da autonomia, já o ambiente de superproteção impede. “Os pais superprotetores impedem os filhos de crescerem, inclusive na vida acadêmica. Eles precisam apoiar, compreender e dar responsabilidades aos filhos. Deixar que eles assumam a culpa de seus erros e as consequências de suas escolhas”, explica o capelão.

CRESCIMENTO

DSC02527

A autonomia educacional também foi apresentada como solução para que formemos adultos mais capacitados, aptos para enfrentar os problemas no futuro. Segundo a diretora do CAB, Profª Rose Marinho, a autonomia é percebida quando o aluno tem segurança para defender suas convicções, as quais são ensinadas pela família e trabalhadas pelo colégio. “A escola como parceira da família oferece todo o apoio para que a criança saiba escolher de maneira correta, seguindo as orientações familiares”, destaca.

Para o palestrante, saber que os professores estão envolvidos no projeto da Escola da Inteligência, e também estão envolvendo os alunos nas atividades é algo gratificante. “Ver o brilho nos olhos dos professores, o resultado dos alunos e o envolvimento das famílias é muito importante. Temos pais que vieram no primeiro encontro e também para o segundo, e pais que vieram pela primeira vez, e é muito bom compartilhar tudo isso com eles”, destaca Felipe Cuin.

DSC02551

Nossa próxima reunião acontece em Setembro, e abordaremos o tema Comunicação Multifocal. O evento é aberto para todos os integrantes da família. Venha, participe e traga toda família!

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

04/12/17
Tecnologia é tema do 4º Encontro da Família
  O Projeto Parceiros da Escola, em parceria com o Programa Escola da Inteligência, tem realizado encontros...
Leia mais