Ensino Médio participa de Painel de Debates

Alunos do Ensino Médio participam de Painel de Debates

Com objetivo de fomentar o senso crítico sobre diferentes temáticas, o CAB, através da Coordenação do Ensino Médio, vem realizando mesas-redondas, painéis de debates e palestras para que os alunos ampliem seu conhecimento de mundo.

DSC02423

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Fabiana Oliveira, os temas são escolhidos após uma análise criteriosa de assuntos relacionados à atualidade, relevância e possível abordagem nos exames do Enem. “Nosso intuito é oferecer aos nossos alunos um vasto repertório de argumentação e reflexão para que eles possam dissertar sobre essas temáticas”, explica.

Nesse Painel de Debates, o tema abordado foi da “Valorização do Índio no Brasil”, participaram o Doutor em Sociologia, Josadac Bezerra, Salomão professor de Filosofia (da casa), e um pesquisador americano,  que trabalha com tribos indígenas de todo Nordeste brasileiro.

COMPARTILHAMENTO
Para a coordenadora, os encontros são importantes porque une as visões da teoria e da prática do assunto proposto. “Visões diferentes do mesmo tema enriquecem muito mais o debate. E os alunos saíram daqui maravilhados e com algumas desconstruções de estereótipos adquiridos ao longo da vida escolar”, destaca a coordenadora.DSC02442

Segundo a professora de Redação, Fabiana Moura, o evento atinge alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, sempre trazendo palestrantes capacitados e que promovam o debate de forma enriquecedora. “Esses debates enriquecem o repertório cultural deles através do compartilhamento de experiências. O objetivo é fazer com que o aluno saia do senso comum, mostrando visões diferentes com estudiosos teóricos e com pesquisadores que vivem na prática as questões propostas para o debate”, dimensiona.

DSC02440

A professora explica, que os alunos sempre gostam do tipo de abordagem. “Eles comentam após o debate que foi muito bom. Muitos nunca tinham tido a oportunidade de ouvir pessoalmente alguém de teve contato com os índios, e isso para eles é fascinante. O compartilhamento trazido pelo pesquisador fez com que os alunos vissem o índio de igual para igual, uma pessoa com sonhos, anseios e projetos, assim como eles. Foi uma excelente oportunidade e todos envolvidos estão de parabéns”, afirma Fabiana.

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

04/12/17
Tecnologia é tema do 4º Encontro da Família
  O Projeto Parceiros da Escola, em parceria com o Programa Escola da Inteligência, tem realizado encontros...
Leia mais