A Reforma Protestante de 1517 teve alguma influência na Educação?[*]

Martinho Lutero, professor da Universidade de Wittenberg, solicitou aos magistrados que estabelecessem escolas para que as crianças pudessem aprender a ler as Escrituras.
João Calvino, no contexto francês, estabeleceu a Academia de Genebra, que se tornou o centro da teologia reformada.

O objetivo da alfabetização geral manifestou o princípio da Reforma do sacerdócio de todos os crentes — todos os cristãos têm o privilégio espiritual de ler e estudar as Escrituras por si mesmos. Sola Scriptura — as Escrituras como a única fonte infalível de conhecimento salvífico e de verdadeira sabedoria — foi apoiada pela pedagogia consistente com a Escritura.

Os reformadores trabalharam cuidadosamente para fornecer excelente conteúdo teológico para a educação do seu povo, por meio de Catecismos.
O impacto educacional da Reforma também estimulou a indústria gráfica, produzindo bibliotecas e estudos avançados em várias disciplinas. Alguns dos renomados centros acadêmicos fortemente moldados pela Reforma são as universidades de Wittenberg, Genebra, Zurique, Heidelberg, Oxford, Cambridge e Edimburgo.

O compromisso educacional deste marco Histórico moldou o ensino básico e superior em toda a América, ao longo da história americana e mundial através das missões globais. Centros acadêmicos americanos, como Yale e Princeton, são frutos do espírito da Reforma, além de incontáveis ​​escolas, faculdades e seminários.

Concluindo, a ênfase educacional da Reforma Protestante resulta da obediência bíblica à Grande Comissão do Senhor: “Fazei discípulos [ou seja, aprendizes]… ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28.19-20).
O Deus que moveu o coração do monge alemão,cativo às práticas romanas, é o mesmo hoje! Roguemos a Ele que incomode nossas mentes e consciências, para que estejam cativas a nada mais que ao Evangelho, o poder de Deus para salvação daqueles que crêem! E assim venham a “sacudir” o sistema educacional do nosso Brasil, transformando vidas e exaltando o nome do Criador!

Soli deo gloria!
A Deus toda glória!

*Artigo de Opinião 

Autora: Virgínia Canuto de Andrade

Acontece no CAB

Eventos, Palestras, Reuniões...

25/10/19
Encontro da Família aborda importância do núcleo familiar para sociedade
  No último dia 22, o Colégio Americano Batista realizou o 4° e último Encontro da Família de 2019, no qual...
Leia mais
31/10/19
A Reforma Protestante de 1517 teve alguma influência na Educação?[*]
Martinho Lutero, professor da Universidade de Wittenberg, solicitou aos magistrados que estabelecessem escolas para que...
Leia mais